10 coisas para simplificar a vida

Oii Meninas =)

Queridas, pra começar bem a semana que tal algumas dicas pra simplificar essa e as próximas semanas? O post tá cumpridinho, mas tá bacana haha.  Espero que gostem.

Tumblr1848_large

1. Elabore uma pequena lista – Faça uma lista com as 4 ou 5 coisas mais importantes da sua vida. O que é realmente mais importante? A0 quê dá mais valor? Quais são as 4 ou 5 coisas que mais quer fazer na vida?  A listinha parece boba, mas com ela poderá ter uma noção de quais ações merecem mais a sua atenção.

2. Acabe com uma obrigação –  Pense em todas as coisas que preenchem a sua vida e descubra aquela que te dá menos prazer. Identifique algo que ocupa seu tempo, mas não te dá nenhum prazer. Pode ser um curso, um trabalho extra… uma tarefa que realiza  diariamente, semanalmente ou mensalmente. Livre-se disso. Faça isso hoje, vai sentir-se muito aliviado.

3. Limpe uma gaveta –  Ou uma estante ou um armário ou um canto de um quarto. A ideia aqui é retirar o que não precisa mais. Organize assim: 1) Esvazie o conteúdo da gaveta ou da estante para uma pilha. 2) Dessa pilha, escolha apenas as coisas mais importantes, ou seja, o que realmente usa e que adora. 3) Jogue o resto fora. Agora mesmo.  4) Volte a guardar, de forma organizada, os objetos que valoriza e que têm real utilização.

4. Estabeleça limites  – Estabeleça limites para as coisas que faz regularmente: consultar o e-mail, navegar na Internet, ficar no celular… etc. E tente cumprir esses limites. Hoje, apenas tem de fixar limites para algumas das coisas da sua vida. Amanhã, tente cumpri-los.

5. Simplifique a sua lista de “coisas para fazer” – Observe atentamente a sua lista. Se tiver mais do que 10 tarefas, provavelmente pode simplificá-la. Decida quais são as tarefas que podem ser eliminadas,  entregue a terceiros ou ignoradas. Encurte essa lista. Este é um excelente hábito para praticar, pelo menos, uma vez por semana.

6. Ganhe tempo livre –  Em geral, simplificar a sua vida significa ganhar tempo livre para fazer as coisas que realmente gosta. Mas arranjar  tempo para pensar como vai simplificar a sua vida, pode ser difícil. Se for o seu caso, tente encontrar pelo menos 30 minutos por dia para pensar em simplificar. Ou, em alternativa, dedique um fim-de-semana inteiro a pensar nas formas como pode tornar a sua vida mais simples.

7. Organize a mesa do trabalho –  Uma mesa de trabalho limpa e organizada produz sentimentos positivos e surpreendentes no seu proprietário! É fácil de fazer e o retorno é excelente!  Os passos básicos: 1) Retire tudo de cima da sua mesa e coloque numa pilha no chão. 2) Comece a filtrar essa pilha, decida rapidamente o destino de cada um. 3) Arquive, recicle, jogue fora, dê para outra pessoa. 4) Repita até eliminar essa pilha de coisas e a sua mesa estar completamente livre. Bem melhor né! 🙂

8. Esvazie a caixa de entrada do seu e-mail –  Fazer isto tem o mesmo efeito psicológico que ter uma mesa limpa. A caixa de entrada do seu e-mail está sempre cheia de mensagens lidas e não lidas? Sim? Para esvaziar a sua caixa num abrir e fechar de olhos – incluindo futuros e-mails – aproveite estas sugestões: 1) Verifique os e-mails de cima para baixo, um de cada vez, tomando decisões e eliminando cada um imediatamente. 2) Apague, arquive, responda na hora, encaminhe, assinale de alguma forma específica pra lembrar de responder mais tarde  3) Repita este processo com cada e-mail até esvaziar a caixa de entrada. 4) Agora, cada vez que consultar o seu e-mail, processe as mensagens sempre com o intuito de esvaziar a caixa de entrada

9. Mais devagar é melhor –  Passamos o dia em “modo apressado”, correndo entre tarefas, reuniões e compromissos diários até ao final do dia, quando nos estendemos, exaustos, em cima do sofá. Em vez dessa correria diária, simplifique a sua vida, fazendo menos (veja os pontos 1, 4 e 5) e de forma mais lenta. Coma mais devagar, dirija mais devagar, caminhe mais devagar, tome banho mais devagar, trabalhe mais devagar. Seja mais deliberado. Esteja presente. Isto não é algo que vai conseguir dominar hoje, mas pode começar a praticar agora mesmo.

10. Uma coisa de cada vez – Em vez de executar múltiplas tarefas ao mesmo tempo, faça uma coisa de cada vez. Livre-se de todas as possíveis distrações –  internet, celular, televisão e afins,  enquanto executa alguma coisa. Concentre-se exclusivamente na tarefa que tem em mãos até terminar. O impacto nos seus níveis de stress e de produtividade será enorme.

Beijos, Thaise

Anúncios

Oii, deixe sua opinião pra gente !

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s